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Provedor de hospedagem para loja virtual

Escolher o melhor provedor de hospedagem para loja virtual é uma tarefa árdua, principalmente para quem está começando agora. Veja neste artigo algumas diretrizes técnicas para a escolha do melhor provedor de hospedagem para o seu e-commerce e evite problemas futuros.

Provedor de hospedagem para loja virtual

Escolher um bom provedor de hospedagem para loja virtual é uma das tarefas mais importantes para quem está estruturando seu e-commerce, pois é ele quem em última instância irá das sustentação a todo o sistema instalado.

Uma hospedagem de e-commerce de baixa qualidade pode jogar por terra todo o trabalho que você desenvolveu.

Dependendo do tipo de plataforma de e-commerce que você adotar, será sua a incumbência de escolher a empresa que irá hospedar o site, e ai, você terá que pesquisar para saber qual delas se adapta às suas necessidades.

Se você fizer a escolha errada, certamente acabará envolvido em diversos problemas, como baixo desempenho, lentidão de páginas, perda de vendas e em casos mais sérios, quando o empreendedor resolve morrer abraçado com o provedor de hospedagem, a inviabilização do projeto de e-commerce.

Infelizmente, quando o assunto é escolher um provedor de hospedagem para e-commerce, no Brasil estamos em maus lençóis. É chato ter que dizer isso, mas é a pura verdade.

Embora muitas empresas se declarem aptas a prestar esse serviço, o que constatamos na prática é que muito poucas, poucas mesmo, dão conta do recado, tanto é que muitos empreendedores preferem hospedar lá fora em empresas como a Amazon e Dreamhost, por exemplo.

Para ajudar você na tomada de decisão sobre qual provedor de hospedagem para loja virtual contratar, nossa equipe levantou alguns pontos que são muito importantes neste processo.

Provedor de hospedagem para loja virtual

O que avaliar na escolha de um provedor de hospedagem para e-commerce

Para podermos criar um roteiro onde vamos hierarquizar as características para que você possa tomar a melhor decisão possível em termos de provedor de hospedagem para e-commerce, dividimos este processo em cinco tópicos a serem analisados:

  • Capacidade técnica do provedor de hospedagem
  • Tipo de plano de hospedagem a ser contratado
  • Suporte ao usuário
  • Tradição da empresa no setor
  • Relação custo/benefícios

Todos este parâmetros devem ser analisados em conjunto, pois de nada adianta um provedor de hospedagem se destacar em um item, se no restante ele deixar a desejar. A hospedagem de uma loja virtual funciona como um conjunto, portanto, todos os itens pesam na decisão final.

1 – Capacidade técnica do provedor de e-commerce

Um provedor de hospedagem para e-commerce é responsável por manter disponível e funcionando a contento toda a estrutura da loja virtual, desde os acessos web até o serviço de envio e recepção de e-mails, por isso, precisa dispor de uma estrutura robusta e tecnologicamente atualizada.

Um sistema de e-commerce é uma estrutura pesada que requer muita capacidade de processamento e portanto um investimento muito grande em termos de maquinário e serviços, o que nem todos os provedores de hospedagem fazem, o que que acaba prejudicando bastante o desempenho dos seus serviços.

2 – Tipo de plano de hospedagem

Outro item a ser observado na contratação de um provedor de hospedagem para loja virtual é o tipo de plano de hospedagem.

Existem planos compartilhados, onde uma série de sites são hospedados em um mesmo servidos, planos semi dedicados, onde um servidor recebe um número menor por máquina.

Outra opção são os planos VPS, sigla para Virtual Private Server , que funciona como um servidor virtualizado, onde uma máquina é dividida em seções e cada uma se comporta como um servidor independente.

Nesse caso, mesmo não sendo um servidor totalmente independente, ele se comporta como um e aloca recursos exclusivos, sem risco de sofrer com excessos de sites hospedados na mesma máquina.

Por último e para lojas cujo tráfego é mais intenso, temos os planos de hospedagem dedicada, onde você terá uma máquina exclusiva para a hospedagem do seu e-commerce.

Escolha a melhor hospedagem para as suas necessidades atuais levando em consideração o perfil da sua loja online no momento. Quando o negócio crescer, é possível fazer um upgrade de plano para atender às novas demandas de tráfego e recursos.

Prefira os planos onde você compartilha a hospedagem com menos sites ou então o uso de uma hospedagem dedicada para sua loja virtual.

No caso de estar escolhendo um provedor de hospedagem para plataforma Magento, nem pensar em contratar um plano compartilhado, pois o sistema não rodará a contento.

Invista em uma hospedagem que seja compatível com as necessidades do seu sistema e volume de tráfego da sua loja.

3 – Suporte oferecido pelo provedor

É importante ficar atento a essa questão pois talvez seja o ponto que mais deixa a desejar no Brasil. É fundamental que o provedor de hospedagem para loja virtual ofereça um suporte que não deixe sua loja inoperante, ou rodando em situação precária.

Verifique se a empresa oferece suporte 24/30/365, ou seja, todos os dias e a qualquer hora. Um e-commerce não pode se dar ao luxo a ficar fora do ar só porque é final de semana ou feriado, concorda?

Outra coisa a ser verificada em uma empresa que ofereça o serviço de hospedagem para e-commerce é a qualidade do atendimento.

Muitos provedores de hospedagem atuam de forma desleixada quando a loja enfrenta um problema, sempre alegando que “o problema está no seu sistema senhor”, ou então tentando vender mais recursos, além daqueles que você já contratou e ele não entregou.

Além de pesquisar junto ao mercado, nossa dica é que você faça uma verificação no Reclame Aqui para ver o histórico da empresa.

Provedores de hospedagem para lojas virtuais

4 – Histórico da empresa de hospedagem

Trabalhar com uma empresa que já possua uma história em termos de hospedagem de lojas virtuais é o caminho mais adequado, pois provavelmente a empresa já acumulou uma experiência nesta área e está mais capacitada a oferecer uma hospedagem tranquila para o seu sistema.

É necessário que você pesquise a empresa e peça referências de lojas que já estão hospedadas no provedor. Se possível, entre em contato com outros lojistas online para os quais a empresa já ofereça a solução.

Não se impressione com propagandas e expressões do tipo pioneira, líder de mercado, especialista e outras, pois na verdade isso não garante coisa alguma.

Um provedor de hospedagem para loja virtual precisa oferecer resultados e não apenas o seu “passado de glória”. A reputação da empresa junto ao mercado pesa bastante na escolha.

5 – Preço e relação custo/benefício

O último critério que iremos analisar na escolha de um provedor de hospedagem para e-commerce é a questão do preço. Parece incoerente mas não é. O preço, desde que dentro do praticado pelas boas empresas do mercado, é o que menos interessa.

Como você pode ver neste artigo, sem um bom serviço de hosting, sua loja simplesmente não funciona, portanto, sua importância passa a ser muito relativa. Esse é o problema com os provedores de hospedagem no Brasil, eles ainda não entenderam isso.

O valor cobrado pelo provedor vai depender de alguns parâmetros como tipo de plano escolhido, capacidade de armazenamento, certificado SSL, características do servidor e outros.

É bom você cotar o mercado para saber exatamente o que está analisando, justamente para não cair naquela situação de comparar alhos com bugalhos. É interessante também verificar outros produtos ou serviços que podem ser agregados ao seu plano.

Como você pode ver, escolher um provedor de hospedagem para loja virtual é algo que precisa ser alvo de análise para não cair em armadilhas. Mantenha-se atualizado sobre este e outros assuntos relativos ao e-commerce, assine  a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor do Curso de E-commerce

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Vitor

    Infelizmente essa é a nossa realidade aqui no Brasil. Encontrar um bom provedor de hospedagem para lojas virtuais é difícil, entre outras razões, justamente por essa coisa de prometer mundos e fundos para depois se mostrar um serviço fraco, sem suporte e sempre com aquelas respostinhas clássicas do tipo “o problema está em seu aplicativo senhor…”

  2. Achar um bom provedor de hospedagem para lojas virtuais é complicado. Todos ele prometem mundos e fundos, mas na hora H nada.

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