E-mails transacionais aumentam o engajamento dos usuários em um e-commerce

Muitas empresas que atuam no ambiente digital já se renderam aos benefícios que a comunicação via email marketing proporciona.

Existe uma ramificação dessa já tradicional atividade que pode intensificar a manutenção dos relacionamentos entre os usuários e as lojas virtuais. Essa alternativa são os e-mails transacionais.

Os e-mails transacionais podem ser enviados com o objetivo de alavancar as vendas de uma loja virtual, por exemplo, mas são utilizado principalmente, para fortalecer o relacionamento das empresas com seus clientes.

Diferente do email marketing, que é projetado para atingir diversos usuários com um mesmo perfil de uma única vez, o email transacional não é feito em massa. É uma peça de comunicação única e exclusiva, criada especialmente para cada um dos contatos existentes no mailing de uma empresa.

As informações mais relevantes são incluídas nas mensagens de acordo com o comportamento desse usuário ao realizar alguma ação em seu site.

Vamos a um exemplo prático de utilização do email transacional

Uma mensagem pode ser criada baseada no abandono de carrinho em sites de e-commerce. Através do sistema de monitoramento oferecido pela plataforma de envio de email marketing, o responsável pelo site toma conhecimento dessa atitude do usuário e pode lhe encaminhar um email com ofertas exclusivas relacionadas aos produtos que ele estava procurando ou até mesmo comprando e que por algum motivo acabou desistindo.

E-mails transacionais aumentam o engajamento dos usuários em um e-commerce
Veja como os e-mails transacionais aumentam o engajamento dos usuários em um e-commerce

Não sabemos por que ele desistiu, mas sabemos que aquele tipo de mercadoria é do interesse dele. Uma dica para os sites de e-commerce é utilizar essas informações para segmentar o público alvo e criar emails com ofertas personalizadas, com descontos especiais por exemplo.

Outra utilização importante do email transacional é o envio de mensagens que confirmam as ações dos usuários em seu site. Por exemplo, ao termino de uma transação você pode enviar um email notificando o usuário de que seu pedido foi processado.

Essa é uma estratégia muito utilizada por sites de e-commerce, quando o próprio sistema envia uma mensagem ao usuário para notificar que sua compra foi efetuada com sucesso. Esse tipo de atitude transmite segurança ao usuário. Ele percebe que sua ação foi reconhecida pelo site, o que só aumenta a credibilidade de sua empresa.

Coletar informações para aperfeiçoar campanhas

Para criar uma estratégia eficiente e oferecer ao consumidor exatamente aquilo que ele quer, é preciso aproveitar todas as informações obtidas com o monitoramento do comportamento desses usuários que a plataforma de envio oferece para compreender os interesses dos usuários.

Através do email transacional, as campanhas assumem um caráter particular, uma vez que são planejadas em resposta as atitudes dos usuários, assim eles de fato, só recebem conteúdos que lhes interessam.

Ao perceber o cuidado com o qual suas preferências estão sendo tratadas, os usuários passam a confiar no conteúdo de suas mensagens, o que certamente irá aumentar consideravelmente as taxas de abertura e de cliques de suas campanhas, garantindo o sucesso de suas ações.

Mantenha-se informado sobre técnicas de uso dos e-mails transacionais para aumentar o engajamento e outras técnicas de e-mail marketing aplicadas ao comércio eletrônico, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Bárbara Gengo

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