Dicionário de E-commerce – Letra A

Veja as definições de termos técnicos do Dicionário de E-commerce classificados na letra A. O nosso glossário de e-commerce está em constante atualização, como o próprio comércio eletrônico.

Se você tiver alguma sugestão de termo técnico que deva ser inserido em nosso dicionário, clique aqui para enviá-la.

Dicionário do E-commerce - Letra A

Abertura de e-mail – É a métrica utilizada para medir ações de e-mail marketing. Por meio de softwares de envio, é possível saber se houve o carregamento do e-mail na caixa postal de destino e com isso avaliar o alcance da campanha.

Acesso (Hits) – É o termo usado para designar cada vez que umo servidor é acessado em busca de um determinado tipo de arquivo, imagem, texto, etc. Não deve ser confundido com Visitas ao Site.

Ad Views – É a métrica que registra o número de vezes que um anúncio é visto em um determinado período de tempo em uma página de Internet.

Adsense – Programa de afiliados do Google que possibilita a outros sites exibir anúncios contratados na plataforma Google AdWords em suas páginas e receber uma remuneração por isso. É uma das principais ferramentas de monetização de sites. Leia o artigo Como Ganhar Dinheiro com AdSense.

Adwords – Plataforma de anúncios do Google para contratação de links patrocinados nas páginas de resposta do buscador e também em sites afiliados à sua rede de display.

Afiliado – É uma pessoa que gera conteúdo independente (Publisher ou Publicador) que promove produtos e serviços de um anunciante em troca de uma comissão sobre as indicações ou vendas. O Publicador pode exibir anúncios de um anunciante e/ou links de texto em seu site. Quando o usuário realiza uma determinada ação, definida pelo Anunciante, o Publicador recebe uma comissão. Essa ação pode ser o preenchimento de um formulário, aquisição de um serviço ou uma compra realizada (venda).

Ajax – Linguagem de programação que utiliza tecnologias como Javascript e XML cada vez mais popular em lojas virtuais devido a sua interatividade com o usuário. Tem como principal vantagem fazer com que dados trafegados pela rede sejam reduzidos e o usuário não precise aguardar a página ser recarregada a cada interação com o servidor.

Alias – De modo geral, é um “apelido” utilizado para encaminhar um acesso de um endereço para um outro endereço. Realizar um alias de email, por exemplo, é reenviar um email de um endereço de emails para outros endereços de email.

Aplicativo de Internet – É qualquer arquivo de computador terminado em .exe que foi concebido para ser utilizado na internet. Apenas programas são considerados nesta medição. Exemplo – comunicadores instantâneos, players de vídeo, etc. Se um programa de mídia online aparece automaticamente na barra de específicos para a internet, ativados pelo usuário ou ferramentas, ele não é contado.

Aplicativo para Celular – Também conhecidos como APPs, são programas desenvolvidos para celulares que executam funções específicas. Exemplo – Trocar mensagens por Gtalk. Inserir filtros em fotos e postar em redes sociais. Enviar e receber e-mails.

API – É a sigla para Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos. É um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços.

Audiência – percentual de pessoas atingidas pelos veículos de comunicação. No comércio eletrônico se utiliza muito a métrica visitante para avaliar qual a audiência da loja. Ver visitante.

Autoridade de Domínio – É um indicador que define a importância de um domínio (endereço na Internet). É um dos vários fatores determinam o posicionamento de um site nas páginas de respostas dos grandes buscadores. Leia o artigo O Que é Autoridade de Domínio.


A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z

Selecione a letra para pesquisar outros termos técnicos em nosso dicionário de e-commerce