Veja como escolher um provedor de hospedagem para sua loja Magento

Não, não tenham a ilusão de que eu vou quebrar a minha promessa e recomendar nomes de provedores que possam hospedar lojas Magento.

Eu ainda não tenho boas opções que possa recomendar sem medo de sofrer com a ganância de empresas que colocam 10 vezes mais clientes que a capacidade do espaço ou que não têm profissionais preparados para trabalhar com lojas Magento.

A boa notícia é que eu já estou olhando algumas boas opções e parece que em breve vou conseguir recomendá-los sem medo de errar.

Esse post é para ajudá-lo a escolher entra as opções de provedores de hospedagem para lojas virtuais, a opção mais próxima do ideal conforme o estágio em que sua loja está. O grande erro na escolha de um provedor – e justiça seja feita – não está no lado dos provedores, mas sim dos próprios lojistas, que não dimensionam adequadamente sua loja, nem querem investir os recursos necessários para que ela tenha estabilidade e velocidade, dois pontos fundamentais no Magento.

Eu divido as lojas Magento em três estágios – e conforme o estágio em que elas se encontram, é possível pensar no tipo de hospedagem. Mas atenção, os números indicados aqui são uma referência, já que eles podem variar bastante uma vez que dependem de acessos simultâneos e perfil de navegação de seu consumidor:

Lojas pequenas, iniciantes, com até 10 visitas simultâneas e 200 produtos

Veja como escolher um provedor de hospedagem para sua loja Magento
Como escolher um provedor de hospedagem para loja Magento

Para lojas pequenas, que estejam começando ou que não têm grandes pretensões, uma hospedagem compartilhada é uma solução.

Nesse modelo, você contrata um espaço dentro de uma grande sala e divide esse espaço com outros sites e lojas.

O espaço é de todos e todos se misturam, usando os recursos do servidor conforme bem entenderem.

Nesse modelo, quem gritar mais leva (e consome mais recursos). Esse modelo é válido se o provedor respeitar os limites do servidor e não tentar colocar mais gente que a capacidade.

Assim, se os sites hospedados dentro desse serviço compartilhado forem pequenos e na soma eles se mantiverem dentro do limite, sua loja não vai experimentar dificuldades e o custo será bem acessível.

Mas se você começar a perceber que a loja está muito lenta (uma página leva 10 segundos para carregar), muitos erros são encontrados ou o Magento não consegue mais refazer os índices, é hora de pensar no segundo estágio.

Lojas pequenas, com até 25 visitas simultâneas e 1000 produtos

Se sua loja começou a crescer e o número de visitas simultâneas vem aumentando, é hora de pensar em partir para o próximo estágio e contratar uma VPS.

A sigla equivale a Virtual Private Server ou Servidor Privado Virtual e corresponde a um servidor virtualizado, onde uma máquina é dividida em pedaços onde cada pedaço atua como um servidor independente.

Nessa situação, apesar de ainda não ser um servidor inteiro, ele se comporta como tal e aloca recursos exclusivos, sem risco de sofrer com excessos dos vizinhos. É como se você tivesse um quarto dentro de uma casa, cada um sem comunicação com os demais.

Nesse formato, paga-se um pouco mais caro, mas ganha-se em qualidade, com mais recursos e menos risco de sofrer influência de outros sites, além de já incluir um IP próprio – o que reduz bastante o risco de dividir um IP com um spammer, por exemplo.

Como eu disse no início do post, o teto varia bastante – até mesmo porque você pode começar com uma VPS com 1 GB de RAM e ir subindo gradualmente até 8 ou 16 GB (quando chegará a hora de migrar para um dedicado).

Lojas médias, com muitas visitas simultâneas e mais de 1000 produtos

Se a sua loja atinge facilmente 50 visitas simultâneas e tem mais de 1000 produtos certamente chegou a hora de locar um servidor dedicado. Além disso, é hora de pensar em migrar para a Enterprise Edition, deixando a Community para trás.

Isso acontece porque apesar do cache do Magento e de recursos como CDN e cache externo, o número de visitas simultâneas começa a comprometer a estabilidade da plataforma Magento e sua loja enfrentará erros seguidamente, com perda de clientes e pedidos não concluídos.

Um servidor dedicado disponibilizará recursos exclusivos para sua loja e permitirá que ela continue crescendo com a inclusão de mais servidores e balanceamento de carga e redundância.

Não encare isso como um custo extra: sua loja cresceu e ela precisa de mais recursos para se manter. Além dos servidores, chegou a hora de contar com uma pessoa exclusiva no time ou com o suporte de uma boa empresa especializada em Magento.

Cada real economizado nessa área corresponde a vários reais deixados para trás em lojas instáveis, fora do ar, um erro que inclusive pode lhe custar algumas posições valiosas nas páginas de respostas do Google.

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Por André Gugliotti

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