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Como administrar um e-commerce em tempos de crise

Como administrar um e-commerce em tempos de crise

Saber como administrar um e-commerce em tempos de crise é fundamental para sobreviver em um cenário onde cada venda é uma verdadeira vitória. Neste artigo você verá algumas dicas de como administrar sua loja virtual neste cenário adverso.

Em meio a uma onda de recessão desenfreada, o país segue em direção a uma estagnação ainda maior na economia, conforme os últimos dados econômicos divulgados. Nos últimos onze meses, o Banco Central promoveu sete altas seguidas na taxa básica de juros da economia brasileira, chegando a 14,25% ao ano, o maior nível em nove anos.

No final do mês de maio, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, informou que a economia brasileira registrou queda de 0,2% no primeiro trimestre de 2015, puxada pelo desempenho negativo do setor de serviços e da indústria, bem como pelo recuo do consumo das famílias e dos investimentos.

A redução do consumo da família brasileira também pode causar impacto nas vendas do comércio eletrônico, por isso, empresários devem estar atentos às melhores formas de manter uma estabilidade e controlar os custos da sua loja virtual.

A previsão é positiva e estima-se que a receita do mercado de vendas on-line no Brasil deve atingir US$ 19,79 bilhões em 2015, o que significa que uma das saídas para a crise está no e-commerce. Mas como para toda regra há uma exceção é importante que os empreendedores estejam preparados para enfrentar a crise de frente.

Veja abaixo algumas dicas de como administrar um e-commerce em tempos de crise e verifique de que forma você pode incorporá-las no dia a dia da sua loja virtual.

Controle financeiro no tempo das vacas magras

Estando em tempos de crise ou não a empresa deve manter um controle financeiro rigoroso, cortando gastos desnecessários para evitar o endividamento, o que a ajudará a sobreviver num cenário de retração.

A boa e velha planilha com projeções de receitas e gastos é indispensável. Nunca misture o montante destinado a investimentos com o dinheiro do caixa.

Analise a possibilidade de mudança de fornecedores

O período de crise é um bom momento para reavaliar seus fornecedores. Busque no mercado empresas que oferecem melhores condições de pagamento, preços mais em conta, mas que não represente a queda de qualidade do seu serviço ou produto.

Você pode encontrar melhores opções e reduzir os gastos e ainda por cima, aumentar a sua competitividade frente a seus concorrentes.

Investimento em tempos de crise

O primeiro pensamento quando as vendas começam a se desestabilizar é cortar e reduzir gastos, o que não está errado. Porém, nos momentos de crise os preços da indústria caem e, dependendo do seu negócio, pode ser a hora certa para investir em maquinários e softwares.

Estamos falando de aquisições necessárias para otimização da sua operação de e-commerce, que pode aumentar a produtividade e ajudar no faturamento em longo prazo.

Agilidade nas entregas

Essa dica vale para qualquer época. Quem realiza compras na internet está em busca de qualidade, preço e, claro, agilidade nas entregas. Mantenha um controle rigoroso do seu estoque para não correr o risco de vender um produto que esteja em falta.

Além disso, defina um horário do dia para separar os produtos comprados e entregá-los ao Correios ou à transportadora.Não se esqueça de sempre atualizar o status do processo para que seu cliente possa acompanhar tudo pela internet.

Veja como administrar um e-commerce em tempos de crise

Sua marca na rede

Lembre-se de não cortar verbas destinadas à comunicação e marketing. Sem divulgação as pessoas não conhecerão seus produtos e suas vantagens. Um dos pontos mais relevantes em tempos difíceis é captar e fidelizar clientes, já que com a economia retraída eles buscam as melhores condições possíveis.

Hoje, com o advento da Internet, fica muito mais fácil gerar publicidade e atingir um número significativo de clientes em potencial através das mídias sociais, por exemplo. Lembre-se que a publicidade só traz resultados quando realizada de forma integrada e constante.

Dólar caro

A alta do dólar representa um aumento significativo no preço dos produtos importados, isso quer dizer que a procura por produtos feitos no Brasil cresce bastante. Os empresários precisam aproveitar a oportunidade para pesquisar os produtos mais comprados no exterior e que se encaixam no perfil do seu negócio e investir na venda desses artigos, porém produzidos no Brasil.

Antes de investir, é preciso avaliar se será possível ofertar esses produtos em melhores condições do que os importados.

Promoções e mais promoções

A forma mais antiga de atrair compradores é fazer promoções e ofertas imperdíveis. Abuse no pague dois e leve três, cupons de desconto, sorteios, frete grátis. Mas não se esqueça de fazer com que as ofertas cheguem aos ouvidos da massa.

Essa estratégia é válida, mas você precisa ter outras alternativas, pois se sua única arma for o desconto, correrá o risco de cair em um verdadeiro Oceano Vermelho e matar suas taxas de retorno.

Parcelado, à vista ou no boleto

Muitos clientes são fisgados pelas boas condições de pagamento e, muitas vezes, preferem comprar um produto um pouco mais caro, mas que possa parcelar em muitas vezes. Neste caso uma empresa intermediadora de pagamentos pode ficar responsável por todo o trâmite burocrático do sistema.

O empresário pode vender parcelado em até 12x no cartão de crédito e receber o valor de uma só vez, sem prejudicar seu fluxo de caixa. Além disso, o intermediador de pagamentos fica responsável pela segurança da transação e evita que você caia em um golpe.

O que fazer nesse momento de crise no e-commerce

A questão de como administrar um e-commerce em tempos de crise passa muito mais pela coerência administrativa do que pela questão técnica. Lembrar das boas práticas de gestão a todo segundo é ter um ótimo conselheiro ao seu lado. Mantenha-se atualizado, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alexandre Fortes, diretor de marketing da Gerencianet

Gestão de E-commerce

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